Plantações em Containers
Plantações em containers
Como todos sabemos, existe no mundo uma má distribuição de água e alimentos. Mas essa problemática não se dá apenas à baixa quantidade desses recursos para todos, até porque já existem diversas tecnologias que possibilitam o tratamento de água salgada e produção em larga escala de alimentos com a "ajuda" de pesticidas e agrotóxicos (que impedem a transmissão de doenças e prejuízos econômicos por meio de pragas, entretanto afetando os lençóis freáticos).
Mas esse problema vai além da disponibilidade, ele está relacionado com o que as pessoas e empresas acham que é necessário investir, e com a organização dos órgãos públicos para fornecer recursos básicos à população.
Então qual seria a melhor opção para tentar resolver esses dois problemas? Foi isso que Ben Greene e Tyle Nethers conseguiram enxergar, quando, de acordo com o site Hypeness, um deles teve a ideia, durante uma tese de mestrado na Universidade Estadual da Carolina do Norte, de "produzir alimentos frescos o ano todo sem ocupar muito espaço e sem uso de pesticidas".
Então Ben Greene construiu um container-fazenda, que gastaria pouca água e ainda não teria desperdício de nenhum alimento, pois o ambiente estaria com as condições ideais para cada fruta e vegetal. Ele, junto com Tyle Nethers arquitetaram esses containers-fazenda, e idealizaram como seria vender alimentos frescos a todos, como pode ser mais aprofundado no vídeo a seguir.
The Farmery de Benjamin Greene
Porém, como tudo na vida, isso custa dinheiro. O ambiente utiliza energia elétrica por meio de luzes embutidas e sensores, e essa energia é muito mais usada no inverno. Se esse projeto fosse instalado no IFRO campus Porto Velho Calama, por exemplo, a energia solar poderia ser implantada, diminuindo a demanda de uma grande quantidade de energia elétrica, sendo assim um ótimo meio de ensinar aos alunos meios de produzir alimentos sem gastar muita água e sem desperdício de alimentos, preparando-os para um mercado de trabalho mais inovador, acompanhando as tendências e necessidades do mundo.
Mas então por que essa ideia revolucionária ainda não chegou aos ouvidos de todos no planeta Terra, já que é a solução para a maioria dos problemas? Umas das causas é a dependência que o projeto tem das pessoas que irão investir, porque como dito anteriormente, o projeto ajuda nos aspectos da água e alimentos, mas gasta muito em estrutura e energia. Pra qualquer projeto, é necessário que as pessoas vejam a utilidade daquilo tanto para a vida delas quanto para a população em geral.
A Natura, a Coca-Cola, a Apple, a Microsoft, todas elas são testemunhas de que a opinião pública impacta de maneira determinante o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
GEPEA - https://gepea.com.br/projetos-sustentaveis/
Como as crianças e adolescentes hoje são o futuro, é importante dar visibilidade para projetos que podem transformar o modo como as coisas funcionam. Se quiser ver outros projetos como esse, veja a matéria a seguir.
https://agevolution.canalrural.com.br/italiano-cultiva-frutas-e-verduras-no-fundo-do-oceano/
Referências
[1] JOVENS criam "container-fazenda" capaz de produzir alimentos gastando muito pouca água. Hypeness, 2015. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2015/03/container-fazenda-produz-alimentos-gastando-pouca-agua/>. Acesso em: 30 de Novembro de 2020.
[2] BACHEGGA, Giovani. Projetos Sustentáveis: sua empresa deve investir neles?. GEPEA, 2020. Disponível em: <https://gepea.com.br/projetos-sustentaveis/>. Acesso em: 18 de janeiro de 2021.
Redatora: Samara Schumacher
Revisora: Kethelin Zaire
Editora: Raíssa Júlia
Arte: Raíssa Júlia
Sehr gut
ResponderExcluir