Eleições no Senado e na Câmara
As eleições no senado e na câmara dos deputados ocorreram ontem, nesta segunda-feira dia 01 de fevereiro. Dos diversos candidatos à presidência do senado e da câmara foram eleitos Rodrigo Pacheco (presidente do senado) e Arthur Lira (presidente da câmara dos deputados).
Tendo 505 votantes da câmara, Arthur Lira ganhou com 302 votos contra o seu adversário Baleia Rossi, uma vez que esse recebeu apenas 145 votos. Arthur Lira tinha o apoio do Palácio do Planalto para a sua candidatura à presidência além de ser líder do Centrão (um tipo aliança política formada com mais de metade dos deputados presentes na câmara), que facilitou a sua eleição ao cargo. Já Baleia Rossi ocupava como vice-presidente da câmara dos deputados e era indicação do até então presidente Rodrigo Maia, porém nesse domingo dia 31 teria deixado de apoiar Rossi assumindo assim uma posição de neutralidade. Essa eleição foi marcada por revoltas de alguns deputados, especialmente por Arthur Lira, tendo esse por justificativa a aprovação da candidatura do seu rival após o prazo estipulado (onde tais documentos deveriam ser enviados até às 12 horas, entretanto foram enviados às 12:06).
No senado as coisas ocorreram mais calmas, os principais candidatos à presidência eram Rodrigo Pacheco e Simone Tebet. O resultado dessa eleição saiu bem mais cedo do que na câmara, tendo como vencedor Rodrigo Pacheco com 57 votos dos 78 votantes na casa. Assim como Arthur Lira, Rodrigo Pacheco também foi apoiado por Jair Bolsonaro à presidência no senado.
O que muda?
Rodrigo Maia não aprovou nenhum processo de impeachment apesar do descontentamento popular crescente. Tendo isso em vista, podemos ter certeza que as chances desse processo contra o atual presidente do Brasil ser aprovado sob o mandato de Lira diminuíram drasticamente. Além do fato de Lira ser líder do Centrão, e se tais membros que compõem a aliança partidária se unirem contra a abertura do impeachment, a continuação do processo será facilmente barrada. O poder do Centrão está ficando cada vez mais evidente dentro da política.
[1] O que significa o fim da era Maia? BBC News Brasil, Brasília, 09 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55243385> Acesso em: 29 de jan. de 2021.
[2] O que é o Centrão? Politize!, 13 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-e-o-centrao/> Acesso em 30 de jan. de 2021.
[3] ARTHUR Lira é eleito presidente da câmara com 302 votos. G1, Brasília, 01 de fev. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/ao-vivo/eleicao-no-congresso.ghtml> Acesso em 01 de fev. de 2021
[4] DEM, partido de Maia, deixa de apoiar Baleia Rossi na véspera da eleição à presidência da Câmara. Exame, 31 de jan. de 2021. Disponível em: <https://exame.com/brasil/dem-partido-de-maia-deixa-de-apoiar-baleia-rossi-na-vespera-da-eleicao-a-presidencia-da-camara/> Acesso em 02 de fev. de 2021
[5] SOB protestos de Lira, Maia defere bloco de Baleia, Brasília, CNN Brasil, 01 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/02/01/sob-protestos-de-lira-maia-defere-bloco-de-baleia> Acesso em 02 de fev. de 2021
[6] COM 57 votos, Rodrigo Pacheco é eleito presidente do senado, R7, 01 de fev. de 2021. Disponível em: <https://noticias.r7.com/brasil/com-57-votos-rodrigo-pacheco-e-eleito-presidente-do-senado-01022021>
Redator: Nicolas Costa
Editora: Raíssa Júlia
Revisora: Kethelin Zaire
Wie sich die Politik seit der Zeit meiner Großmutter verändert hat ...
ResponderExcluir