O Movimento Hygge
Redator: Nicolas Costa
Pense na seguinte situação: são 17 horas da tarde e acaba de chover, a luminosidade não está nem tão claro, nem tão escuro, está tudo muito calmo. Todos os afazeres estão completos e você não tem mais nenhum trabalho para fazer. Então você prepara um chocolate-quente para beber enquanto assiste a um filme ou simplesmente lê aquele livro que é super calminho, mas, ao mesmo tempo, você continua preso a ele. Ou até mesmo quando você escuta uma música calma, dá aquela paradinha e entra no fluxo da música apenas esperando acabar e aproveitando ao máximo a música para cantar ou dançar.
Estes são exemplos de situações que são considerados hygge (hu-gâ), traduzindo literalmente no dicionário pode ser “aconchego”, mas são tantos significados que fica difícil de traduzir, porém, a sua tradução literal seria aquela sensação boa que temos com coisas simples, aquela coisa que deixa nosso coração bem quentinho.
Essa palavra é de origem norueguesa e seu "movimento" começou na Dinamarca, um país onde não recebe muita luz do sol, é sempre frio e nublado. Sem falar que a Dinamarca é conhecida por ser o país mais alegre do mundo, daí já sabemos bastante sobre o hygge.
Não dá exatamente para classificar o que é hygge ou não, porque isso interfere bastante em gostos pessoais, o que pode ser hygge para um pode não ser para o outro. Estamos em um mundo onde há sempre mais correria, sempre mais trabalho, onde estamos mais estressados e sem paciência. O hygge veio para lembrar que sempre há aquele momento onde podemos relaxar. Há até comprovações que o movimento ajuda a fazermos as tarefas sem pressão e sem agilidade, tudo na calma, tudo no seu tempo.
Há modelos para a decoração hygge onde dão ênfase na luz e em cores mais agradáveis para nossos olhos, como tons pasteis e mais cinzas, esbranquiçados, amadeirados, a típica decoração escandinava. Porém, há uma única diferença, por ser uma coisa pessoal, o hygge faz o estilo de quem o usa (link de dicas de decoração hygge nas referências). Editora: Laura Beatriz
Referências:
[1] ENTENDA o que é hygge, o segredo dinamarquês para a felicidade. Revista Glamour, 2017 Disponível em: <https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2017/08/entenda-o-que-e-hygge-o-segredo-dinamarques-para-felicidade.html>. Acesso em: 24 de fev. de 2021.
[2] O estilo hygge + dicas para deixar sua casa mais confortavel. Youtube, 31 de mai. de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C6_4OHG6o78>. Acesso em: 25 de fev. de 2021.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Editora: Laura Teixeira
Revisora: Kethelin Zaire
Comentários
Postar um comentário