Análise do filme 'Os 7 de Chicago'
🚨 Alerta de spoiler do filme Os 7 de Chicago 🚨
Redatora: Samara Mascarenhas Schumacher
Fonte: própria.O filme tem muitas chances de vencer pois no dia 4 de abril (domingo), o filme ganhou como Melhor Elenco na cerimônia de premiação do Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG). Seu elenco tem atores que já possuem um histórico de filmes famosos e impulsionaram ainda mais a curiosidade de muitos para assistir ao filme, como por exemplo Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Michael Keaton.
Os 7 de Chicago é um filme produzido pela Netflix e dirigido por Aaron Sorkin que foi indicado seis vezes ao Oscar de 2021 como: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante para Sacha Baron Cohen e Melhor Canção Original para "Hear my voice" da cantora Celeste. Os resultados do Oscar 2021 ocorrerão no dia 25 de abril (domingo).
Fonte: própria.O filme é baseado em fatos reais e mostra como sete manifestantes foram acusados de começar manifestações violentas contra a Guerra do Vietnã e do julgamento histórico que decorreu em 1968 contra esses manifestantes.
O mais chocante do filme é perceber como a injustiça está presente na sociedade em geral, como pode-se ver pelo juiz racista e os policiais corruptos do filme. Como tudo isso foi encoberto de algum jeito pelas pessoas ao redor ou até mesmo pela autoridade que devia combater esse tipo de coisa. Devemos considerar também que na época em que ocorreu o julgamento e as manifestações o racismo era algo muito "aceito" ainda, o que dificulta ainda mais haver algum senso de justiça.
O julgamento durou por volta de seis meses pois o juiz queria encontrar algum jeito de culpar os sete manifestantes (e mais o Bobby Seale que não tinha nada a ver com a manifestação e foi liberado quase um mês depois que o julgamento começou) pelo início do motim que ocorreu, encobrindo do júri até uma testemunha que disse que eles não começaram.
O que aconteceu foi que tudo era pra ser apenas uma manifestação pacífica contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, mas muitas pessoas se juntaram ao movimento, que resultou no descontrole dos mesmos quando estavam indo para delegacia de Illinois pois Tom Hayden tinha sido preso injustamente, e foram então interceptados por múltiplos policiais que forçaram o uso da violência.
O filme conta com uma edição formidável que mostra as cenas feitas para o filme do ataque dos policiais na colina, mas também mostra filmagens originais do evento. Isso direciona o espectador a sentir como aquilo foi real e impactante, a revolta que todos deveriam sentir ao presenciar tamanha violência desnecessária. Precisamos refletir como esses eventos foram importantes para o desenvolvimento da sociedade atual para não precisar repeti-los.
Fonte: própria.Ainda hoje são feitas manifestações não pacíficas que apenas incitam violência, mas ao invés de haverem policiais armados para controlar os danos (e descontar sua força desmedida), o governo (e sim, outra vez o governo deve fazer alguma coisa, porque se ele fez uma mancada ele deve corrigi-la certo?) deveria escutar o que está sendo dito, fazer algo a respeito, ao invés de fazerem coisas absurdas como "bolsa estupro".
Nós como população, devemos também abrir espaço para discussões controladas (impossível, eu sei, mas é aquele negócio, né? Mire na Lua, mesmo que erre, cairá nas estrelas¹) para conseguirmos assim chegar a um consenso sobre o que fazer. A vida é um grande trabalho em grupo, temos que abrir mão de algumas coisas, mas ainda temos nossos direitos básicos que nos garantem uma qualidade de vida melhor, como ressaltava John Locke em sua ideia de que todos os homens têm direitos naturais (o da vida, liberdade, igualdade e propriedade), e por isso que ele e outros grandes pensadores criaram o governo, para garantir isso, e não o contrário.
Referências
[1] PEALE, Norman Vincent et al. Words he lives by, USA Today. 26 abr. 1988.
[2] G1. 'Os 7 de Chicago' aumenta chances no Oscar 2021 com Prêmio do Sindicato dos Atores, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/oscar/2021/noticia/2021/04/05/os-7-de-chicago-aumenta-chances-de-ganhar-o-oscar-2021-com-premio-do-sindicato-dos-atores.ghtml>. Acesso em: 05 abr. 2021.
[3] Guia do Estudante. John Locke, 2017. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/especiais/john> Acesso em: 05 abr. 2021.
Editora: Deyse Manuele
Revisora: Kethelin Zaire
perfeitaaaaAa
ResponderExcluirmatéria maravilhosa aff
ResponderExcluirMuito bom!!! Esse filme traz a realidade sobre o quanto um homem muda tendo poder em suas mãos!!! Adorei!!
ResponderExcluir