Desemprego Durante a Pandemia
Redatora: Rebeca Lopes Freitas
Fonte: própria.
O desemprego cresceu bastante desde o início da pandemia, de acordo com o site “Folha De S. Paulo”, afirma que uma pesquisa feita pelo IBGE apontou que em apenas 4 meses de pandemia, o índice de desemprego subiu para 27,6% . De acordo com o site G1, a taxa em % foi altíssima de desemprego no Brasil em 2020 e bateu o recorde em setembro, que em agosto passou de 13%, para 14% em setembro de 2020. Ou seja grande parte da população brasileira está desocupada ao longo desses diversos meses que se passaram.
Devido a essa enorme falta de trabalhos formais, com à essa crise pandêmica, os cidadãos estão optando pelo trabalho informal que vem sendo uma saída para ser o seu ganha pão. Todavia os trabalhos informais não possuem determinados direitos, como o décimo terceiro salário, férias, hora extra, etc. Infelizmente o trabalhado informal é desvantajoso, frente aqueles que possuem registro na carteira os tornado invisíveis a previdência.
Contudo o trabalho informal não deve ser permanente devido falta de negação de direitos e benefícios a essa parte da população. Esse quadro do desemprego deve ser analisado com atenção, pois os distúrbios decorrentes do cenário atual, a tensão e a ansiedade, fazem que com que a autoestima das pessoas para encontrar forças para buscar um emprego seja desistente.
Outra causa do desemprego no Brasil é a falta de qualificação, muitas empresas estão demitindo metade das equipes de suas empresas, e os cidadãos entram em desespero devido a crise, e estão optando por aceitar qualquer vaga de emprego que apareça, mesmo que nem tenham ouvido falar do cargo, porém, o RH das empresas estão buscando pessoas com experiência e infelizmente algumas empresas não estão interessadas em treinar as pessoas para realizar o cargo.
Podemos observar de outro ângulo, o crescimento da tecnologia ficando cada vez mais presente no nosso dia a dia, e a tendência daqueles que trabalham somente operacionalmente é, infelizmente, o desemprego. Com o crescimento da tecnologia, chegará um tempo em que o serviço operacional não existirá mais, pois a tecnologia tomará conta de tudo.
A falta de qualificação contribui bastante para o desemprego, algumas pessoas que estão a muitos anos em seus cargos, muitas vezes não imaginam que podem ser demitidas como nessa crise pandêmica e muitas dessas pessoas até esquecem de se qualificar para a realização de outros cargos. É importante ressaltar que as pessoas devem se qualificar para o mercado e estar preparadas para o mercado de trabalho.
Referências
Editora: Raíssa Júlia
Revisora: Kethelin Zaire
Hallo, ich bin ein Bruder von Mark von Bethoven (ich glaube, du kennst ihn gut, haha). Mein Name ist Clark von bethoven und ich bin auf diesem Konto, da wir keinen anderen Computer haben.
ResponderExcluirAls mein Bruder das letzte Mal hier reinkam, hat er dich hier nicht gesehen, ich glaube, du bist neu.
Jedenfalls fand ich deine Arbeit fantastisch, ich freue mich für dich