Sex Education e a Realidade Feminina

 Redatora: Samara Mascarenhas Schumacher

                        
                          Fonte: própria.

🚨 Alerta de spoiler do episódio 7 da 2° temporada de Sex Education🚨

Como muitos de nós sabemos, a vida de todos é muito diferente. Mas se fizermos uma análise do episódio 7 da 2° temporada da série "Sex Education", vemos que a vida de seis meninas completamente diferentes pode ser unida por um fato que todas nós, meninas, temos em comum. Assédio. Tudo bem que essa palavra pode causar um revirada de olhos em alguns meninos que leram até aqui, mas para algumas meninas essa palavra causa medo, dor, e é um gatilho para sentimentos ruins.

Desde o episódio 3 da mesma temporada, Aimee, uma adolescente comum enfrenta uma luta interna para entrar no ônibus depois que foi abusada no mesmo. Dá pra perceber que demora para cair a ficha dela depois do ocorrido, mas mesmo assim ela percebe que o que ocorreu com ela foi algo que irá afetar ela por muito tempo ainda.

Quando as meninas estão reunidas tentando achar um ponto que têm em comum, Aimee comenta que o maior choque para ela foi ver que um homem com uma aparência gentil podia ser capaz de tal ato, levando ela a admitir que se ele fez aquilo, então qualquer um pode fazer. E é verdade, por trás de um rostinho bonito pode existir algo terrível por trás.

Com o decorrer do episódio, os relatos continuam, variando de "um homem pegou nos meus seios" até "um homem me seguiu até minha casa". Nesse último, a personagem Ola diz que estava voltando pra casa quando um homem começou a segui-la, e quando a mesma começou a correr, ele também correu atrás, mas parou quando viu o pai dela na porta de casa. Ola se sente frustrada por ter que depender de outro homem para se sentir segura, e é o que muitas meninas sentem também.

O que nos leva ao fato de que as meninas desde criança já são ensinadas a evitar esse tipo de situação mas os meninos não são ensinados a evitar fazer esse tipo de coisa. É importante que haja uma conscientização mútua entre meninos e meninas em direção a evitar que ocorra abusos com uma frequência tão grande assim. Meninas devem ser (e já são) ensinadas a perceber situações de assédio e meninos devem ser ensinados a não praticá-los.

Existem muitos tipos de assédio, não somente o sexual. Relacionamentos abusivos (assédio psicológico) é um exemplo. A cantora Ashe laçou um álbum ultimamente (Ashlyn) onde ela conta a história de diversos acontecimentos da vida dela, e no vídeo "Ashe - Ashlyn Episode 1: A Matter of Time" (que está nas referências) ela fala que estava em um relacionamento abusivo onde ela se perdeu de quem era, onde o cara falava "você não é nada sem mim" (uma frase muito comum em relacionamentos desse tipo), então quando ela conseguiu sair dele, Ashe escreveu a música "Me Without You" (Eu Sem Você) e ela diz que foi um marco na vida dela, onde ela descobriu finalmente quem ELA é, e a letra mostra muito isso, onde ela diz "O único mundo que eu poderia existir era onde você estava, você quase me enganou, mas eu posso ser eu sem você [...] e você não acredita que é verdade" (tradução livre). Sair de um relacionamento desse tipo, onde a pessoa não percebe nem que está vivendo, é difícil mas não impossível, que é a mensagem que ela passa com essa música e vida pessoal.

Para terminar, é importante frisar que independente do ocorrido, a culpa não é da menina por ter sido submetida a qualquer tipo de assédio, e é sempre importante buscar ajuda se algum dessas situações ocorrerem, seja com amigos e família seja com autoridades competentes.

Existem números de denúncias que a vítima pode buscar ajuda, podendo ser: Disque 100: Disque Direitos Humanos, em caso de abuso em menores; e Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, em casos exclusivos de abuso à mulher.

Abaixo deixaremos o link do Curiouscat, assim como o link do Twitter, da Semana de Conscientização Contra o Abuso (17 a 21 de maio) para meninas que se sentirem a vontade para relatar, anonimamente, casos similares que possam ter acontecido, é sempre importante ter alguém com quem dividir fardos desse tipo.

Referências

Ashe - Ashlyn Episode 1: A Matter of Time

https://youtu.be/zQmTmVexCT0

Curiouscat da Semana de Conscientização Contra o Abuso

https://curiouscat.qa/relatos_abuso

Twitter da Semana de Conscientização Contra o Abuso

https://twitter.com/semana_o


Editoras: Raíssa Júlia 

Deyse Manuele

Revisora: Kethelin Zaire

Comentários

Postar um comentário