Caso Lázaro: Realmente um Serial Killer?

Redatora: Samara M. Schumacher

                                        Fonte: Própria.

Lázaro já cometeu outros crimes além do que está fazendo atualmente (junho 2021) como: o primeiro assassinato aos 20 anos (mas nunca preso por isso), estupro e roubo usando arma de fogo em 2011, em 2018 foi preso, porém escapou e em 2020 agrediu idosos e desferiu machadadas na cabeça de um deles, porém a gota d'água para começarem a perseguição do indivíduo (Lázaro) aconteceu na cidade de Ceilândia (DF) em 9 de junho deste ano, onde ele é suspeito de matar uma família de quatro pessoas, além de outros crimes que ele cometeu depois disso, como roubos em chácaras e estupro.

Entretanto, será que essa frequência de mortes e o intervalo entre uma e outra pode classificá-lo como Serial Killer? É isso que vamos analisar nessa matéria, baseado nos vídeos do Vitor Santos (especialista em Linguagem Corporal, investigador profissional e Perito Técnico das Microexpressões Faciais, criador do canal Metaforando, atualmente o maior canal de linguagem corporal do mundo) referenciados ao final desta matéria.

De acordo com o laudo psicológico de Lázaro Barbosa, disponível no site do G1, ele tem "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional [...]", com essas características ele é definido como um psicopata imprevisível. De acordo com a mesma matéria do G1, esse perfil psicopático não possui terapia ou medicação que o resolva, e uma vez preso não é possível uma reiteração do indivíduo na sociedade.

Por mais que esse caso possa se assemelhar bastante ao caso de um Serial Killer em ações como possuir zero afeições por pessoas e matam apenas por prazer, ter uma necessidade enorme de dopamina e possuir a sensação de superioridade. Mas o fato determinante que pode tirar Lázaro da classificação de Serial Killer é que, de acordo com a análise feita na live do Vitor Santos no canal Metadata, os Serial Killers têm o intervalo de tempo entre uma vítima e outra de aproximadamente dois a três dias completos, enquanto existem outras classificações como mass murder, spree killer e fascínora que conseguem se encaixar mais com o perfil do indivíduo analisado. Em uma parte da mesma live, Nícolas (o neuromágico), diz que serial killers na verdade requintam seu método pelo prazer de matar, porém Lázaro geralmente tinha um objetivo primário, podendo matar por prazer, entretanto sendo como consequência de algo que ele queria, não necessariamente que ele tivesse planejado desde o início.

De modo sucinto e de acordo com a matéria do site Imirante:

Mass murder - assassino em massa que mata quatro ou mais pessoas em um só local e sem espaço de tempo entre as mortes (massacres);

Facínora - executa o crime com crueldade ou perversidade acentuada; e

Spree killer - comete dois ou mais homicídios em lugares diferentes mas com intervalo de tempo entre eles, sem períodos de "resfriamento" emocional.

Psicólogos analisam a ideia de que Lázaro seja na verdade um spree killer, pois matou pessoas em diferentes lugares e o tempo entre as mortes era pouco, enquanto que um serial killer demora dias para cometer outro assassinato.

Atualmente (24 de junho de 2021), Lázaro segue foragido, mesmo que vários policiais estejam procurando por ele, podendo ser pelo fato de que nem todos eles saibam as técnicas de achar alguém dentro da mata, que é pra onde ele usualmente foge.

 

 Referências

VEJASÃOPAULO. A história macabra de Lázaro, serial killer que mobiliza 300 policiais. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/historia-macabra-lazaro-sousa-serial-killer-df-go/amp/>. Acesso em: 17 jun. 2021.

G1. 'Agressividade, impulsividade e preocupações sexuais', diz laudo criminológico de suspeito de triplo homicídio no DF. Disponível em: <https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/06/11/agressividade-impulsividade-e-preocupacoes-sexuais-diz-laudo-criminologico-de-suspeito-de-triplo-homicidio-no-df.ghtml>. Acesso em: 23 jun. 2021.

Caso Lázaro: Qual o perfil deste Serial Killer? (Análise de Linguagem Corporal - Metaforando):

https://youtu.be/QJQiwxoIElE

Lázaro Barbosa não é Serial Killer? Entenda a Teoria! (Análise - Metaforando):

https://youtu.be/Z2tjmI8shD8

IMIRANTE. Serial killer ou não? Psicóloga forense analisa perfil de Lázaro Souza. Disponível em: <https://imirante.com/brasil/noticias/2021/06/19/serial-killer-ou-nao-criminologista-desvenda-perfil-de-lazaro-sousa.shtml>. Acesso em: 23 jun. 2021.


Editoras: Michelly Freitas

Deyse Manuele

Revisora: Kethelin Zaire

Comentários

  1. Recomendo ouvir o ep 02 do podcast Modus Operandi(segue o link abaixo), sobre Andrew Cunanan. O caso dele se assemelha em algumas parte com o do Lazaro, principalmente a dúvida de muitos se ele é um Serial Killer ou im Spree Killer, devido o tempo entre as mortes. Outro aspecto que vale resaltar do caso que citei acima, é o papel da midia sensacionalista que ajudou a agravar o caso, por isso recomendo o podcast. Ótima matéria.

    Link do ep 02 do podcast(via spotify): https://open.spotify.com/episode/5yBBKyPeYdJhgXYJBPwYoq?si=AijffbjUSKqOZx2dTnUv-Q&utm_source=copy-link&dl_branch=1

    ResponderExcluir

Postar um comentário