CNPq fora do ar, por que tão desesperador?

Redatora: Samara Schumacher

 Fonte: Própria.

Muitos devem estar se perguntando "mas o que é esse tal de CNPq que o pessoal tá reclamando tanto?" e a resposta é que o CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que de acordo com o site UOL é a entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que fomenta a pesquisa e paga bolsas a cientistas de todo o Brasil.

Como somos alunos (vai que professores também) do IFRO, que é o Instituto de Ciências e Tecnologia, isso é muito importante porque é onde a gente coloca o nosso currículo Lattes (sabe aquele que os professores exigem da gente para nos colocar em projetos de pesquisa e tals?), pois é, sem o nosso currículo fica meio difícil até de conseguir entrar em alguns empregos. Além do mais, a base de dados do CNPq abriga outros dados acadêmicos ligados à pesquisa, como "toda a produção cientifica nacional, como projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e universidades brasileiras" de acordo com G1.

Mas o que aconteceu? Por volta do dia 24 de julho alguns pesquisadores viram que não estavam conseguindo acessar a base de dados do CNPq, então no dia 26 de julho houve o pronunciamento do CNPq nas redes sociais falando o seguinte:

 

                            Fonte: Rede social Twitter da CNPq oficial.

Esse MCTI é o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Disseram então que o servidor da CNPq queimou. E no dia 27 de julho o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico falou que o problema já foi reconhecido, e que está sendo corrigido. De acordo com o site Tecmundo, foi dito o seguinte: "O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas".

Algumas informações que já foram repassadas, mas vale a pena reforçar:

  • O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  • Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  • Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais.
  • Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br


Referências

[1] G1. Plataforma que reúne currículos de pesquisadores no Brasil está fora do ar há 4 dias; CNPq afirma que não há perda de dados. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/07/27/plataforma-do-cnpq-que-reune-curriculo-de-pesquisadores-no-brasil-esta-fora-do-ar-ha-4-dias.ghtml#:~:text=O CNPq%2C a agência federal,por pesquisadores e universidades brasileiras.> Acesso em: 28 jul. 2021.

[2] UOL. Sistemas do CNPq ficam fora do ar pelo 4º dia, e acesso ao Lattes é prejudicado. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2021/07/27/sistemas-do-cnpq-ficam-fora-do-ar-pelo-4-dia-e-acesso-ao-lattes-e-prejudicado.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 28 jul. 2021.

[3] REVISTAFORUM. Apagão na ciência: Sem backup, servidor do CNPq queima e milhares de dados acadêmicos desaparecem. Disponível em: <https://revistaforum.com.br/noticias/apagao-ciencia-cnpq-lattes/>. Acesso em: 28 jul. 2021.

[4] TECMUNDO. Lattes sai do ar por falha em servidor mas dados estão salvos, diz CNPq. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/221865-sistema-cnpq-cai-producoes-academicas-somem-dados-nao-tinham-backup.htm>. Acesso em: 28 jul. 2021.

[5] Link do Twitter oficial da CNPq: https://twitter.com/CNPq_Oficial/status/1419772505267507204


Revisor: Guilherme de Souza

Editoras: Michelly Freitas

Érika Bueno

Comentários