A importância da educação financeira em tempos de pandemia
Redatora: Rebeca Lopes Freitas
É de conhecimento geral, que o Brasil vem passando por diversos problemas, em destaque, a crise econômica. Podemos ressaltar o quanto que o país estava despreparado economicamente para uma situação de emergência, como a grande crise pandêmica mundial. Infelizmente isso se deu à total falta de letramento financeiro e pegou todos os brasileiros de surpresa, e estes, tiveram enormes consequências, como grandes dívidas e sofrendo queda de renda. Em destaque, 56% dos brasileiros sofrem endividados. E uma curiosidade importantíssima que contribui para que as pessoas se tornem cada vez mais endividadas é o parcelamento de compras.
Apesar de muitas pessoas julgarem esse método de compra, como beneficiário, podemos concordar que ajuda minimamente, porém, é necessário ter muito controle desse método, pois, as pessoas que utilizam essa forma de compra, têm grandes chances de acabar ainda mais endividadas, tendo ainda outra desvantagem, como: se caso o indivíduo tiver um imprevisto em um mês e não conseguir pagar a fatura ainda terá como desvantagem o pagamento em juros, concluindo que, algo que seria benéfico para si, acabe se tornado totalmente o contrário.
No entanto, por mais crítico que seja esse momento, ainda assim é possível encontrar alternativas que ajudem a minimizar o impacto econômico negativo, por meio da administração do dinheiro. Porém, infelizmente o hábito de administrar o dinheiro é pouco comum, independente da classe social. Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Instituto Datafolha mostra que: 62% da população não conseguiu economizar dinheiro em 2019 e começou 2020 – ano em que a Covid-19 se espalhou por todos os países – sem qualquer reserva financeira para algum tipo de emergência. Esse acontecimento reflete o quanto há urgência na sociedade, sobre o letramento financeiro, este assunto deve ser tratado a todos, destacando os jovens e as crianças. Jovens e crianças que aprendem desde pequenas fazerem planejamento financeiro, quando adultas, conseguem realizar sonhos, metas, e se tornarem pessoas muito mais responsáveis financeiramente.
Para aquelas pessoas que se encontram em uma situação econômica precária e não conseguem enxergar oportunidades de obter novos rendimentos, o ideal é que se faça uma análise dos valores que receberá a partir de agora e das despesas existentes, para procurar soluções. É de suma importância também entender a real situação financeira, para, depois, fazer a priorização e a redução dos gastos. Visando sempre a ampliação do letramento financeiro.
Referências
SEGS. Pandemia reforça a importância da educação financeira. Disponível em: <https://www.segs.com.br/educacao/300712-pandemia-reforca-a-importancia-da->. Acesso em: 17 ago. 2021.
Editoras: Ana Luíza Moraes
Mariana Levino
Revisora: Yasmim Velozo
Comentários
Postar um comentário