Como não cair no papo das Fake News
Redatora: Samara M. Schumacher
Estamos no século XXI e muitas vezes somos bombardeados de notícias falsas em todos os cantos e não tem para onde fugir, mas tem como filtrar e buscar informações que realmente possuam aquela fagulha de verdade, e é isso que quero mostrar para vocês hoje, porém de um jeito diferente...
PROCURANDO FONTES CONFIÁVEIS
Era uma vez uma vestibulanda chamada Sillym, que queria muito passar pra medicina, e todos da sala dela sabiam, até duas meninas chamadas Gwenny e Lujip que queriam muito passar em medicina também, e na mesma faculdade que a Sillym. O problema? Haviam apenas 2 vagas disponíveis para a escola delas... Então, em um belo dia, as duas falaram para a Sillym que os dias de inscrição para aquela faculdade seriam de 20 a 24 de março quando na verdade seria de 4 a 8 de fevereiro, e a Sillym como era meio avoada das notícias confiou nas duas e ficou sem ver nada da faculdade durante esse tempo. Já é de se imaginar o que aconteceu né? A mina perdeu o período de inscrição e as duas ficaram rindo dela.
Aí vocês param para pensar, ela poderia muito bem ter confirmado a informação que recebeu no site oficial da faculdade que queria, certo? Pode parecer óbvio para algum de nós, mas ainda assim há pessoas que confiam na primeira notícia de Whatsapp e Twitter que veem.
Por isso crianças, não confiem apenas nas fontes que vocês acreditam serem confiáveis, mas pergunte a outros, busque por conta própria e esteja sempre aberto a escutar tanto o que você quer quanto o que você não quer, para assim possuir uma visão mais clara do que está acontecendo e do que os outros pensam sobre o assunto.
Referências:
OLHARDIGITAL. Buscando informação de qualidade? Veja como encontrar fontes seguras. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/03/11/tira-duvidas/buscando-informacao-de-qualidade-veja-como-encontrar-fontes-seguras/>. Acesso em: 8 set. 2021.
Editoras: Deyse Manuele
Mariana Levino
Revisora: Kethelin Zaire
Matéria claramente pouco inspirada. Um assunto tão rico foi basicamente jogado fora, perdendo tempo com uma história que nao inspira ninguem. Poderia ter falado de leis, sites que combatem fake news. Alem do fato da matéria se contradizer, dizendo para buscar em sites confiaveis, e a mesma só se embebedar de apenas um site, onde o mesmo nem apresenta a história citada acima. Onde esta a referencia da historia? Enfim, no aguardo de materias maravilhosas , como ja li aqui antes.
ResponderExcluir-NBD