Projeto: Uma Luta Honrosa
Redator: Vitor Braga
O projeto Uma Luta Honrosa, idealizado pela aluna do primeiro ano de química matutino, Arantxa Tanwing Saavedra, em parceria com o NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas), foi feito de forma online e teve seu início no dia 1 de setembro, com a apresentação de alunos especiais atendidos pelo núcleo, alunos do campus em geral, professores convidados e alunos mediadores do projeto de mediação inclusiva e membros do NAPNE. O evento contou com os relatos dos alunos e servidores do IFRO, e marcou o início da Semana para Vida, realizado em parceria com outros IFs de Rondônia. Com o encerramento sendo no dia 6 de setembro, foi organizada a entrega de lembrancinhas do projeto, que foi realizada pela aluna Arantxa, a coordenadora do Napne Lívia Catarina, a aluna do segundo ano de química matutino Érika Bueno, e ainda contou com a presença de alunos do Instituto Federal e membros do grêmio estudantil.
Conversamos com a aluna Arantxa para perguntar como surgiu a ideia do projeto Uma Luta Honrosa, a resposta da aluna foi: ”Primeiramente eu sei como é essa luta, porque eu vivo nesse ambiente que está na minha família, o meu irmão mais velho tem 19 anos e ele tem deficiência física e paralisia cerebral [...]. A minha infância foi praticamente nos hospitais, minha hora de brincar era na fisioterapia, com brinquedos terapêuticos. Muitas vezes eu chegava a casa e só tinha um dos meus pais no momento, meu pai ou minha mãe ficavam durante a noite e madrugada no hospital com meu irmão, então sei como é luta por que não é somente com a pessoa com NE (Necessidades Especiais), é também com as pessoas que estão ao redor e normalmente a família, então vem daí essa iniciativa”.
Com a fala da aluna, também perguntamos à Lívia coordenadora do NAPNE, sobre como foi recebida a ideia do projeto, e ela nos respondeu que “Foi uma iniciativa muito bonita, e que o NAPNE estaria sempre aberto aos alunos que necessitem de suporte para a realização de projetos com sobre inclusão social, e que graças à iniciativa desses alunos podemos fazer a diferença no meio da inclusão”, com as falas de ambas, é certo afirmar que o projeto foi um sucesso porque há pessoas realmente comprometidas com a inclusão social, e que esse tema é muito relevante nos dias de hoje.
Podemos finalizar com a fala do Professor Cássio da disciplina de sociologia do Campus Calama, que nos deu uma fala muito importante ”O Projeto é extremamente relevante numa sociedade que ainda não conhece todos os direitos das pessoas com deficiência, essas discussões são recentes [...] então ainda tem pouca a visibilidade sobre os direitos da pessoa com deficiência, então o evento foi extremamente importante para dar visibilidade para desafios e algumas conquistas dos últimos 15 anos em relação a pessoas com deficiência, mas principalmente em relação aos inúmeros desafios que nós temos pela frente para consolidar não somente um aparato jurídico, mas políticas públicas que sejam direcionadas para essa parcela da população”.
O apoio e o incentivo para a criação de projetos é dada tanto pelo NAPNE quanto pelo Grêmio Estudantil que acompanhou e deu total apoio ao projeto Uma Luta Honrosa. Com isso, o coordenador geral do grêmio João Guilherme nos deu uma fala reforçando ainda mais o comprometimento com os alunos que desejam idealizar um projeto no campus “Eu acho que qualquer um que tenha uma ideia deve ser incentivado sempre a procurar alguém que possa auxiliar, seja do grêmio ou algum departamento, eu acredito que esses temas são importantes para o nosso campos. Além do projeto, acompanha também o ensino e a pesquisa que são fundamentais na nossa história, Arantxa é a prova viva disso, uma aluno do 1º ano que consegue com os próprios méritos realizar um projeto muito bacana, muito bem pensado e com apoio do Instituto [...], uma aluna que vai conseguir chegar muito à frente nesse momento e que com certeza vai incentivar a outros alunos, e que os alunos também tenham uma atitude como a dela como exemplo”.
Com isso finalizamos essa matéria, e se você é aluno do IFRO-Campus Calama e gostaria de submeter uma ideia de projeto basta mandar um email aos departamentos ou ao próprio clube de jornalismo (FIC), que iremos auxiliar vocês a entrarem em contato com os departamentos que possam auxiliá-lo.
Referências:
Email do clube de jornalismo:
Revisor: Guilherme de Souza
Edição: Lívia Catarina (NAPNE)
Comentários
Postar um comentário