Mais relatos de assédio no IFRO, novidade?
Redatora: Deyse Manuele
Fonte: Própria.Hoje, o Folha IFRO Calama disserta sobre um assunto muitíssimo sensível. Segundo o IBGE, mais de 20% das adolescentes de 13 a 17 anos diz já ter tido partes de seu corpo exposto, tocado, manipulado, beijado ou violado contra sua vontade no âmbito escolar. E, infelizmente, sexta-feira (22/10), não foi diferente.
Na tarde do dia 29 de Outubro de 2021, foi divulgada pelo grêmio estudantil (GRIFRO), uma nota de repúdio referente à um ato ato de assédio ocorrido no Campus Calama. Ato o qual foi cometido por um funcionário para com uma discente. Segundo a própria nota, o relato foi dado ao GRIFRO no dia 25 de Outubro.
Além disso, foi comentado que após o ocorrido, e devido ao fato dos departamentos do campus não se pronunciarem sobre o caso e sobre os anteriores ao mesmo, que uma movimentação em repúdio aos acontecimentos ocorrerá, sendo regada por um protesto em desconformidade aos atos de assédio nos ambientes escolares e no cotidiano feminino.
O protesto ocorrerá no dia 3 de Novembro, às 15 horas da tarde no IFRO Campus Calama, e aos que forem participar, o uso de máscaras é indispensável, e usem, preferencialmente preto.
O GRIFRO organizou e montou um grupo de Whatsapp apenas para as meninas que desejassem contribuir de alguma maneira para o protesto, ou até mesmo compartilhar, caso se sinta confortável, alguma experiência relacionada. Caso você seja discente do campus e sinta interesse em participar, procure um de seus representantes de turma.
É papel da imprensa mostrar os dois lados da história, mas é de cunho indispensável não mostrarmos nossa indignação com tão ocorridos casos. Nós, como jornal, anunciamos aqui nosso total apoio as vítimas! Ressaltamos que abuso e qualquer tipo de assédio é crime, e repudiamos o ato do funcionário, todo e qualquer semelhante. O apoio e assistência que pudermos oferecer assim será feito.
Deixaremos anexado também o link do CuriousCat, usado para caso haja algum relato ou denúncia. Os relatos serão lidos, e faremos o necessário para prestar o apoio e ajuda necessários a vítima.
Nosso Instagram (@folha_ifro_calama) também estará aberto para sugestões de formas de cuidado e maneiras de incentivo a denúncias, então sintam-se confortáveis. Salientando que sua identidade não será divulgada em hipótese alguma.
Vale ressaltar que, em respeito, questões morais, apoio e zelo a privacidade da vítima, sua identidade não será divulgada de forma alguma.
Links
Curious Cat
https://curiouscat.qa/relatos_abuso
Editoras: Raíssa Júlia
Samara M. Schumacher
Revisora: Kethelin Zaire
Comentários
Postar um comentário