Período Eleitoral 2021, o que é exatamente isso?
Redator: Nícolas Costa
Entenda mais sobre o processo eleitoral completo e a escolha de uma nova chapa para assumir o Grêmio Estudantil do IFRO - Campus Calama.
O período eleitoral é a temporada mais política do IFRO, onde o Grêmio atual entrega seu mandato para que haja a escolha de uma nova chapa pelos alunos para assim assumir a posição de Grêmio Estudantil, representando todos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFRO - Campus Calama.
Segue abaixo as etapas para isso de acordo com o período eleitoral do ano passado (onde temos atualmente a Chapa Athenas gerindo o Grêmio Estudantil).
- Formação da Comissão Eleitoral
Legenda: Na imagem é possível ver uma reunião no Google Meet com os membros do Grêmio: João Guilherme (Coordenador Geral) Kethelin Zaire (atual Coordenadora de Cultura e Formação Política visto que Melissa Borchardt pediu afastamento por problemas psicológicos e pessoais), Abimael Fernando (Coordenador de Gestão de Recursos), Cristinne Barbosa (Coordenadora de Esporte, Saúde e Meio Ambiente), Luís Felipe (Coordenador de Ensino, Ciência e Tecnologia) e Kaique Gabriel (Secretário de Ensino, Ciência e Tecnologia).
Após formada a Comissão Eleitoral, os membros que a compõem devem agora disponibilizar um novo edital para se dar início à corrida eleitoral com as chapas, onde disserta-se sobre critérios de elegibilidade, cronograma e também como se dará o período eleitoral a partir daquele momento. Normalmente a comissão sempre utiliza o mesmo edital criado desde 2015, o qual passou por algumas atualizações ao longo desses anos, é claro. Uma exemplificação muito importante foi o caso da crise pandêmica, onde a comissão do ano de 2020 precisou criar e retirar algumas medidas no edital. Ano passado o Estatuto do Grêmio também passou por algumas pequenas mudanças e neste ano também com a correção de erros ortográficos e de concordância no estatuto.
Obs.: Vale destacar que neste momento a Comissão a partir de agora se faz soberana no período eleitoral, isso quer dizer que quaisquer questões relacionadas ao período eleitoral, a Comissão tem o poder de resolver os problemas ou mesmo interferir das demais situações que a corresponderem.
- Falta grave, significa a impugnação (desclassificação) do período eleitoral.
- Falta leve e media são apenas advertências
- Três faltas leves, convertem-se em uma falta grave.
- Uma falta média somada a qualquer outra falta resulta em impugnação da chapa.
Além disso, é realizado um debate entre as chapas, organizado pela comissão eleitoral.
Possíveis Perguntas:
Quais são os critérios de elegibilidade para o Grêmio?
Os principais são: Estar regularmente matriculado no IFRO, ser do 1° ou do 2° ano do Ensino Médio, não possuir faltas institucionais, ter menos de 20% em seu percentual de faltas anuais e não estar na comissão eleitoral.
- Qualquer estudante que queira, pode criar uma chapa desde que atenda as condições impostas.
- A Comissão tem todo o poder de decidir qual falta será imposta para a chapa infratora, não há um manual para ser seguido, a comissão tem o poder de decidir o que aplicar.
Comentários
Postar um comentário