Projeto de distribuição de absorventes é aprovado em Porto Velho

 Redatora: Samara M. Schumacher

Fonte: Própria.

No dia 09 de novembro o G1 lançou uma matéria sobre a aprovação da lei a respeito da distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situações de vulnerabilidade econômica e para alunas da rede pública de Porto Velho pela Câmara Municipal de Porto Velho.

Após o presidente Jair Bolsonaro vetar o projeto de lei original com a prerrogativa de que não havia fonte de custeio, alguns Estados resolveram aderir a um projeto semelhante ao original para o próprio Município. Aqui em Porto Velho o projeto passou por uma avaliação de viabilidade econômica antes de ser enviado aos vereadores de acordo com o G1.

No IFRO, há um projeto semelhante, implementado durante a gestão do Grêmio Estudantil de 2018/2019 do IFRO Campus Calama, o qual, a fim de ajudar meninas que porventura esqueceram de levar absorventes, inseriu nos banheiros femininos do campus cestas com a seguinte frase escrita: "pegue se faltar, deixe se sobrar".

De acordo com a presidente do GRIFRO de 2018/2019 Danielle Marrieli, a motivação para o projeto foi a fim de "ajudar as meninas que não tinham fácil acesso ao absorvente na hora do aperto", com a intenção de que esse projeto continuasse em vigor mesmo nos próximos grêmios, o que é uma realidade até agora (2021). "Foi bem rápido para implementar, fomos pegando umas cestinhas com voluntários, muita gente doou absorvente" - relatou a egressa.


Referências

G1. Câmara aprova projeto para distribuição de absorventes menstruais em Porto Velho. Disponível em: <https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/11/09/camara-aprova-projeto-para-distribuicao-de-absorventes-menstruais-em-porto-velho.ghtml>. Acesso em: 17 nov. 2021.

CNN. Onze estados e DF aprovam distribuição gratuita de absorventes. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/onze-estados-e-df-aprovam-distribuicao-gratuita-de-absorventes/>. Acesso em: 17 nov. 2021.


Revisora: Yasmim Veloso

Editora de texto: Mariana Levino

Editora de imagem: Deyse Manuele 

Comentários